O histórico médico da sua família pode ajudar na prevenção de inúmeras doenças, inclusive nos olhos. Afinal, algumas doenças oculares se desenvolvem com mais facilidade se existirem casos anteriores dela na família. Mesmo que você tenha herdado uma pré-disposição a alguma doença ocular, não significa que não tenha ou que as chances de cura sejam difíceis: os efeitos podem ser revertidos se a doença for diagnosticada e tratada cedo.

Um exemplo de doença que ganha mais chances de ser desenvolvida pela hereditariedade é o glaucoma. De acordo com a Glaucoma Research Foundation, se alguém da sua família teve a doença, você se torna até 9 vezes mais propenso a desenvolvê-la também.

O que fazer? O oftalmologista deve dar atenção especial aos exames de pressão ocular com o objetivo de monitorar qualquer indício de surgimento da doença. O histórico familiar é mais uma informação que ele utiliza para cuidar melhor da sua saúde ocular. Por isso, converse com seus parentes e se informe sobre casos anteriores na família.

Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Faça parte deste movimento, saiba mais a respeito de casos na sua família e compartilhe este conteúdo. Informação é uma ferramenta importantíssima para a conscientização do problema e para o seu controle e prevenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *